
Prótese Dentária
As próteses são recomendadas pelo dentista com o intuito de melhorar a mastigação e a fala do paciente, que podem ser comprometidas pela falta dos dentes.
O tipo de prótese recomendada pelo dentista varia conforme a quantidade de dentes comprometidos ou em falta e da condição da gengiva.
São os tipos de próteses:
A Prótese é a especialidade da Odontologia que visa a substituição total ou parcial dos dentes perdidos, devolvendo a função, estética e harmonia do sorriso e oclusão.
Existem vários tipos de próteses: fixas, removíveis ou totais.
Próteses fixas podemos citar as coroas unitárias (quando existe parte do dente ou apenas sua raiz e o mesmo é reconstruído através de uma coroa)
Próteses parciais fixas (quando existe um ou mais elementos perdidos entre dentes, que chamamos de pilares. Assim são feitas coroas unidas entre si presas nos dentes pilares e que sustentam uma ou mais coroas na região onde não há mais dentes). Podem ser feitas de vários materiais e hoje ainda temos as livres de metal (metal free).
Próteses sobre implantes (confeccionadas em cima dos implantes)- podem ser unitárias, fixas ou totais (overdenture)
Prótese parciais removíveis são aquelas que o paciente “ põe e tira “, possui grampos e é indicada em espaços com grande perda de dentes.
Próteses totais ou dentaduras são aquelas usadas quando o paciente já perdeu todos os dentes do arco.