
Ortopedia Funcional dos Maxilares
É a especialidade odontológica que visa prevenir, dar condições ao sistema estomatognático para que possa atingir a sua normalidade funcional, e dar tratamento para as má-oclusões e suas consequências físico-funcionais através de terapias que utilizem estímulos funcionais.
O intuito é estabelecer o equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático, profilaxia e tratar distúrbios craniomandibulares, através de estímulos que provoquem essas respostas, baseados na funcionalidade dos órgãos.
Tem como princípio fundamental o uso de aparelhos removíveis que geram estímulos neurais que respondem fazendo a remodelagem das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.
Com isso, a estética do rosto e as funções normais desempenhadas pela boca são recuperadas, trazendo o equilíbrio do sistema estomatognático de volta.
O especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares tem competência para atuar nas seguintes áreas:
Prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento de má-oclusões, através de metodologias ortopédico-funcional;
Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a: crescimento e desenvolvimento, erupção dentária, postura e movimento mandibular, posição e movimento da língua, e distúrbios craniomandibulares;
Inter-relacionamento com especialidades relacionadas, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.